As principais notícias do Distrito Federal nos telejornais locais da Globo

domingo, 7 de março de 2010

Doutores da Alegria

O amor que faz transformações

Por Elisabeth Mota


A idéia de que o amor além de contagioso faz transformações na vida dos pacientes, teve inicio com o renomado médico e palhaço Hunter Patch Adams, eternizado pelo cinema no filme “O Amor é Contagioso”.

Em palestra ministrada no dia 25 de maio de 2009, no Centro de Eventos Grande Oriente do Brasil, em Brasília, que teve sua lotação máxima, Patch relata que tudo pode ser resolvido com amor, alegria, cooperação e criatividade, não só no âmbito da medicina, mas em tudo o que você se propor a fazer.

Quem pode participar da palestra relatou que Adams é um grande conhecedor de vários assuntos e que sua experiência de vida é fantástica, além de afirmar que sua filosofia de vida pode realmente ser seguida, seja na vida profissional ou na pessoal, como explica Heloneide, gerente de uma loja no Conjunto Nacional.


Doutor e Palhaço

Médico norte-americano, Patch Adams é famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos. Para Patch a amizade e o amor seriam os melhores remédios e sua principal filosofia de vida.

Aos 64 anos, Adams dirige o Instituto Gesundheit (saúde, em alemão), nos Estados Unidos, o atendimento desses pacientes ocorre de forma atípica, além dos remédios tradicionais o doutor Adams coloca em pratica a sua filosofia de vida e fornece os seus serviços de graça na clínica.

Doutores do Amor e da Alegria no Brasil

O grande trabalho desenvolvido por Patch é o precursor dos Doutores da Alegria, que é uma organização sem fins lucrativos, espalhada por todo o Brasil. Eles tem como objetivo incentivar os pacientes a aflorarem seus sentimentos na intenção de melhorar a resposta no tratamento de enfermidades.

Os Doutores da Alegria tentam se manter com o apoio de empresas e pessoas físicas e utilizam o teatro para levar a alegria aos pacientes dos quartos de hospital.
O trabalho desses médicos já foi reconhecido duas vezes pela Divisão Habitat da ONU como uma das melhores práticas globais na tentativa de melhorar o estado físico e mental dos doentes.

Quem ver os médicos nos hospitais com nariz de palhaço e cabelos coloridos pode achar que eles acabaram de sair de um circo.

A verdade é que estudos já comprovaram que a alegria que os pacientes sentem ao ver esses médicos transformam o seu estado clínico, assim, eles respondem melhor as medicações e ficam mais receptíveis aos tratamentos. Os médicos acreditam que animar os pacientes com brincadeiras ajudam a reduzir o sofrimento deles.

Atualmente vimos exemplos disso na novela “Viver a Vida”, onde o médico Miguel, interpretado pelo ator Mateus Solano, faz sua pequena parte como um Doutor da Alegria no Natal das crianças internadas no hospital. Fica claro que não é somente o medicamento que ajuda essas crianças, mas sim o fato do médico fantasiado de Papai Noel fazendo brincadeira e dando presentes a elas.

2 comentários:

  1. Layout aprovado..adorei a escolha da cor. E como sempre adoro o que vc escreve.
    Beijo e sorte amiga..Sempre!

    ResponderExcluir
  2. Boa abordagem, mas faltou citar como alguém pode ser voluntário para esse trabalho aqui no Brasil, no meu caso em especial, gostaria de saber se há algo do tipo em Brasília.

    ResponderExcluir

Obrigada. Respondo assim que puder!

Bem vindo ao meu Blog de notícias.

A inspiração existe, porém tenho que encontrá-la trabalhando. " Pablo Picasso"

" Helen Keller "

" Helen Keller "
Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.