As principais notícias do Distrito Federal nos telejornais locais da Globo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Religiões não tão corretas assim

Por Elisabeth Mota




No mundo existem diversos tipos de religiões há serem seguidas, o Santo Daime é uma delas, uma manifestação religiosa baseada nos indígenas.

O Santo Daime teve seu surgimento nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os cientistas, uma droga psicodélica).

Assim como nos rituais indígenas, no Santo Daime sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto.

Legislação para uso do chá


Em janeiro desde ano o governo brasileiro legalizou o uso religioso do chá ayahuasca, para os cultos do Santo Daime.

Como forma de prevenir o uso correto da droga a comercialização e propaganda do mesmo foram vetadas e a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam foi feito.


As consequências dessa religião


Na madrugada do dia 12 de março, o cartunista Glauco Villas-Boas, 53 anos, e seu filho, Raoni Ornellas Pires Villas-Boas, 25, foram mortos a balas. O suspeito, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, um rapaz de 24 anos, era amigo da família de Glauco.

Nunes era integrante da igreja Céu de Maria, fundada por Glauco e por sua esposa. A igreja do cartunista atendia pessoas com problemas com álcool e drogas ilícitas, nos cultos eram consumido o chá alucinógeno.

Segundo testemunhas, o rapaz invadiu a casa do cartunista aos berros dizendo ser Jesus Cristo e em meio a conflitos internos o jovem teria tentado se matar, porém como fim trágico, Nunes assassinou Glauco e seu filho.

Fica a pergunta no ar, será que o estado mental do rapaz não teriam se intensificado com o uso do chá alucinógeno feito na igreja com doutrinas do Santo Daime? Até que ponto a religiões altera a capacidade de discernimento dos seus fieis? A religião é item necessário para formação do ser humano.

E agora, inserido esse contexto, o rapaz que poderá alegar na justiça que realizou tal crime acreditando em seus conceitos religiosos sob o efeito do “chazinho”, será perdoado pela igreja ou sofrerá represálias pelos seus atos?

Do ponto de vista de muitos, a religião não é o caminho certo e sim a sua religiosidade, é o que os outros dizem que esta certo e sim o que você é capaz de analisar se estar certo ou errado, porque no final, será você quem vai acertar as contas com Deus e não a sua religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Respondo assim que puder!

Bem vindo ao meu Blog de notícias.

A inspiração existe, porém tenho que encontrá-la trabalhando. " Pablo Picasso"

" Helen Keller "

" Helen Keller "
Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.