As principais notícias do Distrito Federal nos telejornais locais da Globo

segunda-feira, 1 de março de 2010

Por dentro da inclusão digital



Por Elisabeth Mota

O governo prevê para este ano um investimento de R$ 165 milhões na inclusão digital, o objetivo é implantar três mil novos centros gratuitos de acesso à internet em todo o país, além dos cinco mil que já existem. Para muitos, esse investimento representará a evolução de suas vidas, enquanto para outros, que já estão acostumados com a modernidade e a vida digital, este é só mais um passo rumo ao futuro, como é o caso do senhor Orcalino Vieira da Mota, que aos 67 anos, está totalmente por dentro da inclusão digital.

Era dispendioso ser estudante

Orcalino, formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (UnB) em 1976, conta como era dispendioso ser estudante. “Os computadores tipo PC, ou microcomputadores como conhecemos hoje, não existiam, eram máquinas que ocupavam grandes espaços. Obviamente, conhecendo os computadores de hoje e a internet, não há dúvida de que, se já existissem naquela época, tudo seria diferente, melhor, e meu aprendizado seria bem mais proveitoso. Naquela época não existiam os programas específicos para desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas como existem hoje e nem o nível de sofisticação. O PC e a internet fizeram uma total revolução nos meios de comunicação, pesquisa e aprendizado”, enfatiza Orcalino, que só começou a usar computadores e internet há 15 anos atrás, quando foi trabalhar como engenheiro na Câmara Federal.

Orcalino mostra que esta por dentro da inclusão digital, para ele a inclusão digital é o livre e irrestrito acesso a todo tipo de conhecimento onde as pessoas poderão utilizar as ferramentas disponíveis para acessar a internet e ter acesso a esses conhecimentos de forma rápida e eficiente.

Autodidata, Orcalino já realizou diversos cursos técnicos via internet e constantemente se atualiza tanto no conhecimento quanto nos programas que utiliza em casa. “Aprendi e sei como fazer uso das ferramentas exigidas para operar tranquilamente tanto o meu PC quanto qualquer um dos meus navegadores, seja ele o ie8 ou o mozila Firefox”,comenta.

Orcalino ainda diz que conhece pessoas que não tem contato com o mundo digital, pessoas desatualizadas por desinteresse ou comodismo, geralmente pessoas idosas que desenvolveram uma certa aversão ao contato com o que é novo, mas isso para ele é impensável no mundo de hoje com as facilidades e modernidades oferecidas. “Quem não se atualizar se tornará ultrapassado, penso que a Inclusão Digital é de extrema importância para se propagar o conhecimento ao maior número possível de pessoas, em qualquer parte do planeta”, finaliza Orcalino.

Cidade Digital

Existe uma preocupação e interesse por parte dos governos, sejam estaduais, municipais e federais, na inclusão digital, principalmente direcionado para as pessoas de pouca ou quase nenhuma condição financeira.

No Distrito Federal está sendo construída a primeira “Cidade Digital” próximo da Granja do Torto, com data prevista para entrega em dezembro de 2011.

Um comentário:

  1. Um profissional, em qualquer ramo do conhecimento, nunca está pronto por completo. O exercício frequente da atividade é a melhor forma de se aperfeiçoar. Orcalino.

    ResponderExcluir

Obrigada. Respondo assim que puder!

Bem vindo ao meu Blog de notícias.

A inspiração existe, porém tenho que encontrá-la trabalhando. " Pablo Picasso"

" Helen Keller "

" Helen Keller "
Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.