As principais notícias do Distrito Federal nos telejornais locais da Globo

sábado, 10 de abril de 2010

Analise do filme “Ponto de Mutação”

Um ponto de mutação na relação do homem e a natureza


Por Elisabeth Mota



No filme “Ponto de Mutação”, drama dirigido por Berntfundou Capra de 1992, baseado no livro de Fritjof Capra, físico teórico e escritor australiano, nos mostra a necessidade de uma reflexão imediata sobre as bases da existência humana e a importância da relação do pensamento e ações do homem dentro do contexto do desenvolvimento e progresso equilibrado sustentável.


E o grande desafio passado pelo filme tem base na tentativa de explicar a vida, não somente por pequenos fragmentos isolados, mas demonstrando as percepções das relações do mundo com o meio ambiente ecológico.


O dialogo que ocorre no filme, entre uma Cientista formada em Física moderna, um poeta e um político, nos mostrar o desenvolver da trama o ponto de vista de cada um, enfatizando os pontos de concordância e discordância entre eles.


O político e o poeta tem um enfrentamento mais profundo, já a cientista busca um caminho de isolamento na intenção de alcançar o perdão pelos resultados de suas ações e criações.


O filme aborda várias faces, fazendo uma conexão do conhecimento humano dentro dos três pontos de vista dos personagens, mostrando os efeitos evolução da história e do conhecimento científico. Outro ponto bastante discutido no filme é a destruição do meio ambiente e a perseguição e torturas na idade média, como foi o caso da caça as bruxas.


O filme é bastante abrangente, por expor diversos assuntos, como por exemplo, o conhecimento atual sobre física quântica, as implicações políticas, a degradação do meio ambiente, a fome e o sistema capitalista além de transpassar a idéia de percepção cientifica denominada de Teoria dos Sistemas. O cenário é um castelo no litoral noroeste, na fronteira com a Normandia e a Bretanha.


Ponto de Mutação é um salto na qualidade de filmes que relatam a convivência entre o homem e a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Respondo assim que puder!

Bem vindo ao meu Blog de notícias.

A inspiração existe, porém tenho que encontrá-la trabalhando. " Pablo Picasso"

" Helen Keller "

" Helen Keller "
Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever está em realizar humildes coisas como se fossem grandes e nobres.